Lula vence com mais apoio popular
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de ImprensaAssessoria de Imprensa, 30/102006
Lula vence com mais apoio popular
“A segunda vitória do presidente Lula é o reconhecimento popular dos grandes avanços que o nosso governo produziu nos últimos quatro anos. O saldo é muito positivo para o povo. Lula venceu com a legitimidade de mais de 60% dos votos e com o respaldo de 17 governadores vencedores. Isso garante a estabilidade necessária para um segundo governo, ainda melhor, com desenvolvimento e distribuição de renda entre os mais pobres.” A afirmação é do vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS).
Reeleito para a Câmara federal, Beto afirma que o governo Lula conquistou o apoio da maioria dos brasileiros porque, pela primeira vez na história, fez chegar aos trabalhadores e aos excluídos os frutos do desenvolvimento econômico do país. “De nada adianta crescer sem distribuir a renda com aqueles que a geram. Agora foi diferente”, afirma o socialista. “Isso é justiça social, coisa que os governos anteriores não fizeram. O nosso fez e o resultado está aí, com mais esta vitória.”
Agenda social
No primeiro mandato, o presidente Lula colocou a política social como parte da agenda de prioridades, comenta o líder. O Bolsa Família é um exemplo. “O programa foi aperfeiçoado para além de garantir renda mínima, permitir o atendimento de saúde e o acesso à educação. Assim, combate-se a miséria e se prepara as futuras gerações que, de outra forma, estariam comprometidas pela exclusão social histórica”, afirma.
Beto Albuquerque responde às críticas ao orçamento destinado ao Bolsa Família: “É curioso ver gente dizer que investir no combate à exclusão de milhões de brasileiros é usar mal o dinheiro público, quando nos governos passados, essa mesma gente chamou de progresso a privatização do patrimônio público com empréstimo do próprio governo a grandes grupos empresariais”, compara o deputado.
A oposição, infelizmente, nunca entendeu o recado do povo. E, por isso, em vez de atuar para o bem do país, preferiu atacar o governo Lula utilizando recursos que desrespeitam a própria democracia. “Tem gente dizendo até que o povo não sabe votar, que não está preparado para escolher seus governantes. Mas a verdade é que o povo escolheu Lula por que reconhece nele alguém comprometido com a superação da desigualdade, dos obstáculos ao desenvolvimento, do preconceito social e racial, e alguém capaz de construir um futuro melhor para o Brasil, com base na unidade nacional”, afirma.
O governo tem grandes desafios pela frente. Para o líder, “é preciso avançar ainda mais na ampliação do acesso à educação, na qualificação do atendimento de saúde pública e da segurança, na geração de empregos, na desoneração das cadeias produtivas, na política externa, na facilitação do acesso ao crédito, na agricultura familiar e em tantas outras áreas que já no primeiro governo de Lula começaram a ter êxito e, assim, melhoraram o país”.