Médico do INCA recebe Mérito Legislativo por indicação de Beto Albuquerque
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[11/11/2009]
O médico Luís Fernando da Silva Bouzas, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), com sede no Rio de Janeiro, foi um dos 34 agraciados na tarde desta quarta-feira (11) com o Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. O diploma foi entregue pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), proponente da distinção, e a medalha pelo presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP).
Diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do Inca, o médico homenageado é responsável pelo Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. O cadastro é fundamental para a localização de doadores compatíveis aos pacientes que necessitam de transplantes, sistema que vem sendo aperfeiçoado ano a ano e tem se tornado referência no País.
O médico criou uma relação muito próxima ao parlamentar gaúcho, que enfrentou este ano o infortúnio de perder o filho Pietro, aos 19 anos, vítima de leucemia mielóide aguda. Durante os 14 meses de luta contra a doença, Beto encontrou em Bouzas, além de um profissional de primeira linha, um amigo e orientador.
Bouzas, que estava em viagem aos Estados Unidos e voltou ao Brasil para receber o prêmio, aproveitou a oportunidade para entregar ao deputado o cartão de doador voluntário de medula óssea. “Ao indicá-lo para receber esta distinção, quero, além de homenageá-lo, abrir os olhos das pessoas sobre a importância de sermos doadores de medula óssea e termos em nossas mãos a capacidade de salvar vidas”, afirmou o parlamentar.
Beto é autor da Lei Pietro, que criou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, de 14 a 21 de dezembro, sancionada pelo presidente Lula em 22 de abril deste ano.
if (document.currentScript) {