MEC apresenta projeto de Cefet em Passo Fundo

Feb 17 2006
(0) Comments

Assessoria de ImprensaAssessoria de Imprensa, 17/02/2006
MEC apresenta projeto de Cefet em Passo Fundo

Passo Fundo contará, a partir de 2007, com uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Inicialmente serão abertas 60 vagas, com duas turmas voltadas para o ensino médio profissionalizante e uma para o ensino de jovens e adultos (EJA). A convite do vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB), o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, apresentou ontem (16) em Passo Fundo, o projeto para instalação da escola profissionalizante.

A unidade será instalada em uma área de 6 hectares, doada pela prefeitura municipal, próxima à BR 285. Conforme Beto, que articulou em Brasília para implantação do Cefet no município, o governo federal já repassou R$ 2,5 milhões para concretização do projeto. “Investir na educação é o caminho para garantir melhores perspectivas de desenvolvimento para a sociedade. Foi uma vitória termos revogado a lei do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que impedia a ampliação dos Cefets”, afirma. Para o primeiro ano, a intenção é contratar, através de concurso público, 18 professores e 16 funcionários.

A previsão é de que as atividades em Passo Fundo comecem com o curso técnico metal-mecânico. As demais etapas e o curso completo de ensino médio iniciarão em seguida. O plano de expansão do governo federal prevê a criação de 25 unidades descentralizadas (Uned) em todo o país, além da construção de três escolas técnicas federais (ETFs) e quatro escolas agrotécnicas federais (EAFs). No Estado, serão criadas outras três Uneds: Charqueadas, Canoas e Júlio de Castilhos; as três primeiras, vinculadas ao Cefet de Pelotas, com funcionamento a partir deste ano; e a última, ligada ao Cefet de São Vicente do Sul, para 2007. Canoas deve iniciar alguns cursos neste ano.

Participaram da programação o prefeito Airton Dipp, os secretários de Desenvolvimento, Marcos Cittolin, e de Educação, Alcides Guareschi, e o deputado federal Francisco Turra.