Mesmo com as fA�rias e poucos veA�culos, a BR-116 congestiona
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JORNAIS GRUPO SINOS – VS/NH/DIA?RIO DE CANOAS
Chuva e falta de luz causam tranqueira que atingiu seis quilA?metros na manhA? de terA�a-feira.
Canoas – Mesmo no perA�odo de fA�rias os motoristas que precisam transitar pela RegiA?o Metropolitana de Porto Alegre nA?o estA?o livres dos congestionamentos nos horA?rios de pico da BR-116. Quem precisou encarar a rodovia na manhA? de ontem, no sentido interior-Capital, teve que se conformar com a longa espera e a tranqueira que atingiu seis quilA?metros. AlA�m da chuva, no inA�cio da manhA?, a falta de luz em alguns pontos da BR tambA�m atrapalhou a vida dos motoristas, jA? que algumas sinaleiras ficaram desligadas. Conforme informaA�A�es da PolA�cia RodoviA?ria Federal, cerca de 140 mil carros transitam pela rodovia normalmente, caindo para uma mA�dia de 100 mil durante esse perA�odo.
Menos veA�culos
Conforme informaA�A�es da SeA�A?o de Policiamento e FiscalizaA�A?o da PRF, neste perA�odo de fA�rias nas cidades da regiA?o o movimento diminui em aproximadamente 20 a 30%, se comparado com o resto do ano.
ManhA? de poucos acidentes
Por volta das 7h50, por meio do Twitter a PRF jA? registrava pontos de lentidA?o prA?ximo a EstaA�A?o SA?o LuA�s da Trensurb. Segundo o policial rodoviA?rio Luciano Machado, os pontos mais complicados do trA?nsito ficaram entre o km 263, no viaduto da BoqueirA?o, e o km 269, no acesso a free way. Durante o horA?rio de pico, apenas um acidente foi registrado. A colisA?o traseira aconteceu prA?ximo ao Bourbon, em Canoas, apenas com danos materiais.
Altura dos viadutos em discussA?o
SA?o Leopoldo – O secretA?rio de Infraestrutura e LogA�stica do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, estA? preocupado com a altura dos viadutos do Estado. Ele pretende fixar norma para que nenhuma elevada em rodovias estaduais tenham menos de 5,5 metros. Ele tambA�m quer discutir a questA?o com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “A�nibus do Uruguai e Argentina, por exemplo, costumam ser maiores do que os nossos. Quase todos os caminhA�es cegonheiros tA?m mais de 5 metros”, destacou. De acordo com o supervisor do Dnit na regiA?o metropolitana, Carlos Adalberto Pitta Pinheiro, a medida de 5,5 metros A� o padrA?o seguido pelo A?rgA?o, inclusive no viaduto da Unisinos em construA�A?o na BR-116, embora os pA?rticos limitadores de altura que foram colocados na rodovia durante a construA�A?o sejam de 4,5 metros. Mesmo assim, o A?rgA?o nA?o fornece autorizaA�A?o para veA�culos mais altos que 4,40 metros circularem na BR-116 por seguranA�a, segundo ele.