“Modelo de financiamento de campanha deve mudar”, afirma Beto Albuquerque

Aug 12 2005
(0) Comments

Assessoria de ImprensaAssessoria de Imprensa, 12/08/2005
“Modelo de financiamento de campanha deve mudar”, afirma Beto Albuquerque 

O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) afirmou nesta sexta-feira que para depurar a política brasileira é necessário enfrentar a origem da atual crise no país: o financiamento das campanhas eleitorais. “A eleição no Brasil virou superprodução milionária que favorece candidatos com poder econômico. O marqueteiro e o tesoureiro tornaram-se mais importantes que o candidato e suas idéias”, criticou.

Segundo Beto, é preciso criar regras eleitorais que reduzam o custo das campanhas com marqueteiros, agências de publicidade e infra-estrutura. Ele propõe, por exemplo, reduzir o período de campanha para no máximo 30 dias, proibir showmícios, padronizar os programas de TV e o material de campanha e obrigar os candidatos a prestar contas de despesas em tempo real, pela internet. “Criar um padrão para todos os candidatos é mais barato e mais justo, porque nivela os recursos utilizados na disputa eleitoral”, explica.

Beto defende urgência na votação das novas regras eleitorais e políticas. Para ele, deve ser prioridade aprovar a fidelidade partidária. “Ou enfrentamos agora esses temas ou veremos a sua repetição em 2006. Quem perderá com isso é a democracia e o povo brasileiro”, afirmou.