Na posse do Cofen, Beto defende jornada de 30 horas para a categoria

Apr 23 2009
(0) Comments

[23/04/2009]

Ao participar da mesa principal na solenidade de posse da nova diretoria e integrantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nesta quarta-feira (22), em Brasília, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), vice-líder do governo Lula na Câmara lembrou a importância de se resgatar a imagem da entidade perante as instituições públicas e junto os mais de 1,3 milhão de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, atendentes  de enfermagem e parteiras do País. O parlamentar gaúcho foi aplaudido ao reafirmar apoio ao projeto de lei que estabelece as 30 horas para a enfermagem brasileira e prometeu trabalhar no Congresso Nacional pelo voto favorável à proposição.

A nova diretoria e conselho do Cofen foram eleitos para o triênio 2009-2012, presidido por Manoel Carlos Neri Silva. Ainda fazem parte da diretoria Julita Correia Feitosa (vice-presidente), Gelson Luiz de Albuquerque (1º secretário), Carlos Reinaldo Nogueira Martins (2º secretário), Antônio Marcos Freire Gomes (1º tesoureiro) e Antônio José Coutinho de Jesus (2º tesoureiro).

No discurso de posse, Neri detalhou todas as ações implementadas em sua primeira gestão e registrou o apoio importante dos ex-conselheiros no saneamento do Cofen. “Hoje o Cofen vive um tempo novo, um tempo da legalidade e do respeito no trato com a coisa pública”, garantiu. O diálogo entre Cofen e Corens, de acordo com Manoel Carlos, foi a tônica para a montagem da chapa eleita que conseguiu um feito inédito no âmbito do sistema ao receber todos os votos possíveis. “Fomos eleitos por unanimidade porque conversamos com cada colega e expusemos nossas metas”, completou.

O senador Valdir Raupp (PMDB), líder da Maioria no Senado, elogiou todas as ações saneadoras implementadas pela atual diretoria e colocou seu gabinete a disposição do sistema na defesa dos interesses da enfermagem brasileira. O deputado federal José Carlos Hauly, autor do livro que aborda crimes cometidos no sistema, disse que a posse do atual plenário é a prova de que é possível resgatar a dignidade de uma instituição com trabalho e honradez.

Também prestigiaram o ato de posse a presidente da Aben (Associação Brasileira de Enfermagem), Maria Gorete, vários presidentes de Corens, conselheiros estaduais, representante do Conselho Federal de Medicina, de outras categorias, além dos deputados federais Alice Portugal (PCdoB), Marinha Raupp (PMDB), Eduardo Valverde (PT), Moreira Mendes (PPS), e Renato Rebelo,  assessor especial do Ministério do Trabalho.