No lanAi??amento do programa Sul Competitivo, Beto defende a execuAi??A?o da segunda etapa da Ferrovia Norte-Sul

Aug 28 2012
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Estudo apresentado pela CNI prioriza projetos de infraestrutura de transportes e logAi??stica da RegiA?o Sul - Foto: DivulgaAi??A?o

O secretA?rio de Infraestrutura e LogAi??stica do RS, Beto Albuquerque, participou nesta terAi??a-feira (28) do lanAi??amento do programa Sul Competitivo apresentado pela ConfederaAi??A?o Nacional da IndA?stria (CNI), em BrasAi??lia, com a presenAi??a da ministra das RelaAi??Ai??es Institucionais, Ideli Salvati. O foco do estudo estA? na anA?lise e proposta de eixos de integraAi??A?o regional e priorizaAi??A?o de projetos de infraestrutura de transportes e logAi??stica da RegiA?o Sul, importante subsAi??dio para aAi??Ai??es do governo e projetos privados.

Conforme o secretA?rio, Ai?? preciso destacar a importA?ncia do evento da CNI e das FederaAi??Ai??es de IndA?strias dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e ParanA?, que fizeram um amplo diagnA?stico e avaliaAi??A?o de movimentaAi??A?o de cargas e produAi??A?o, com objetivo de superar gargalos hoje existentes, seja no portos ou nas rodovias. “Esse trabalho Ai?? muito importante, pois Ai?? um dos grandes atrasos do Brasil, e dos nossos Estados, nos quais a infraestrutura foi norteada pela improvisaAi??A?o. Improvisa uma soluAi??A?o ou dA? ouvidos a uma pressA?o que nA?o necessariamente Ai?? uma prioridade de verdade do ponto de vista estrutural. Esse trabalho dA? um diagnA?stico preciso do que sA?o de fato as prioridades verdadeiras no que diz respeito a logAi??stica e transporte”, afirmou ele, lembrando da importA?ncia da sinergia dos governos federal e estadual e da parcerias pA?blico-privadas (PPP’s) para a execuAi??A?o de investimentos.

Defensor da interiorizaAi??A?o da Ferrovia Norte-Sul, contemplando os centros produtivos, o titular da Seinfra destacou o pacote de investimentos anunciado pela presidente Dilma Rousseff em ferrovias, mas alertou ao fato de que a ausA?ncia da segunda etapa da ferrovia implicarA? em prejuAi??zos logAi??sticos de mais de R$ 500 milhAi??es. ” Nos preocupamos, porque, inclusive no trabalho apresentado pela CNI, a ferrovia Norte-Sul, que liga SA?o Paulo com o porto de Rio Grande mais ao centro dos estados do PR, SC e o nosso RS, pela regiA?o de Erechim, Passo Fundo passando pelos Vales do TaquarAi?? e Rio Pardo em direAi??A?o a RegiA?o Metropolitana, Ai?? uma ferrovia que vai mais perto da produAi??A?o, seja para exportar, seja para importar os insumos que a nossa produAi??A?o precisa”, ressaltou.

Beto enfatizou ainda que o governo gaA?cho irA? dialogar com o Governo Federal e nA?o abrirA? mA?o dessa etapa da ferrovia Norte-Sul. “Temos que lutar por isso junto com o empresariado e com os produtores rurais para que a Norte-Sul seja uma realidade no Rio Grande do Sul”.
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