Noroeste do ParanA? terA? trilhos da Ferrosul
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AGASNCIA ESTADUAL DE NOTA?CIAS – PARANA?
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, recebeu nesta terA�a-feira (30) o prefeito de Campo MourA?o, Nelson JosA� Tureck, municA�pio por onde passarA? a extensA?o da ferrovia em bitola larga que ligarA? Panorama/SP-MaringA?/PR/ChapecA?/SC-Porto de Grande (RS). A nova ferrovia estA? prevista no Projeto de Lei nA?. 5.479/2009, aprovado pela ComissA?o de ViaA�A?o e Transporte da CA?mara, em projeto de autoria pelo deputado federal professor Ruy Pauletti (PSDB/RS) e relatado pelo deputado Jaime Martins (PR/MG). No momento, o projeto estA? na ComissA?o de ConstituiA�A?o e JustiA�a da CA?mara, sendo relator o deputado federal Beto Albuquerque (PSDB/MG), que integra o grupo de parlamentares sulistas que lutam pela criaA�A?o e consolidaA�A?o da Ferrosul, a partir da transformaA�A?o da Ferroeste em empresa regional, mediante a incorporaA�A?o dos estados do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul no quadro de sA?cios da Empresa, como decidiram os governadores do Codesul. Na manhA? desta terA�a (30) o presidente da Ferroeste conversou com o deputado Beto Albuquerque para solicitar que o projeto seja mantido na forma como foi aprovado na ComissA?o de ViaA�A?o e Transporte. a�?Precisamos fortalecer as regiA�es do interior do Brasil que sA?o produtoras de alimentos e que nA?o contam com ferrovias, melhorando a sua infraestrutura logA�stica e sua integraA�A?o com os demais modais de transporte e com os portos. A� o caso do Sudoeste do Mato Grosso do Sul, do Noroeste do ParanA?, especialmente Campo MourA?o, do CantuquiriguaA�u, do Sudoeste do ParanA?, do Oeste de Santa Catarina e do Noroeste do Rio Grande do Sul. SA?o estas as razA�es que suportaram o nosso pedido ao deputado Beto Albuquerque para que o seu relatA?rio contemple a construA�A?o de modernas ferrovias em bitola larga nestas regiA�es. Temos confianA�a de que seremos atendidos, porque o deputado A� um firme parceiro da Ferrosula�?, afirma Samuel Gomes. A construA�A?o da ferrovia ligando Panorama-SP ao Porto de Rio Grande tambA�m foi contemplada no anA?ncio do PAC 2, ontem, em BrasA�lia, pelo governo federal. O projeto A� complementar aos ramais que a Ferrosul construirA? entre MaracajA?/MS-Cascavel/PR e Guarapuava/PR-Porto de ParanaguA? e com a ferrovia Leste-Oeste de Santa Catarina, que ligarA? o Porto de ItajaA� ao municA�pio de Dionisio Cerqueira/SC. O prefeito Nelson JosA� Tureck explicou que Campo MourA?o a�?A� o pA?lo brasileiro de alimentosa�? e que possui um dos maiores entroncamentos rodoviA?rios do ParanA?a�?. AlA�m disso, disse Tureck, o municA�pio A� sede da a�?maior cooperativa da AmA�rica Latina a�� a Coamo a��, que este ano colheu dois milhA�es de sacas de soja por diaa�?. Em Campo MourA?o tambA�m estA? a maior empresa de processamento de carne do mundo, a Tyson Foods do Brasil, informa Tureck, e logo se instalarA? na regiA?o a cooperativa CVale, de Palotina, outra gigante do setor. Tureck disse que a Ferrosul vai aumentar o potencial econA?mico da regiA?o porque a�?beneficia o produtor e vai baratear o custo do transportea�?a�? do milho, da soja e do trigo, alA�m do frango e da agropecuA?ria em geral. No setor industrial, Campo MourA?o tambA�m sedia a Colacril, maior empresa de adesivos do paA�s. De acordo com o presidente da Ferroeste, quanto mais A� Oeste forem construA�das as ferrovias maior serA? a integraA�A?o do Brasil e da AmA�rica do Sul e maior a possibilidade de industrializaA�A?o do interior. Esta A� a missA?o da Ferrosul. A mesma A� a opiniA?o do economista do BRDE e membro do Grupo de Trabalho da Ferrosul instituA�do pela ResoluA�A?o Codesul 1042/09. Segundo Nelson Sofiatti, Campo MourA?o, no interior do ParanA?, a�?a�?ainda nA?o tem ferrovia e possui uma grande produA�A?o agropecuA?riaa�?. A ferrovia, segundo ele, a�?vai estar ligando o interior aos portos, ParanaguA?, principalmentea�?. a�?O grande papel dessa ferroviaa�?, acrescenta o economista do BRDE, a�?unindo o interior do ParanA?, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e o interior de SA?o Paulo, serA? permitir a industrializaA�A?o dessas regiA�esa�?. Segundo ele, atualmente, os maiores parques industriais brasileiros estA?o na costa. a�?A ferrovia cria novos fatores de competitividadea�?. A Coamo, cooperativa que A� a segunda maior exportadora do ParanA?, depois que comeA�ou a utilizar a linha da Ferroeste para transportar soja da regiA?o de Cascavel para Guarapuava, onde tem uma fA?brica de A?leo, teve uma reduA�A?o superior a 30% no valor do frete quando comparado com o transporte por caminhA?o. a�?Este A� um caso concretoa�?, observa o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, a�?de como a ferrovia pA?blica A� mais barata do que o transporte convencional por rodoviaa�?. O frete mais barato que A� pago pela Coamo somente A� possA�vel porque neste caso a Ferroeste domina todos os processos logA�sticos da operaA�A?o, desde a sua origem, em Cascavel, atA� o destino, em Guarapuava, utilizando vagA�es, locomotivas e linhas prA?prios. a�?A� um projeto-piloto que estA? funcionando bema�?, afirmou o presidente da Coamo, Aroldo Gallassini, e que estA? apresentando um bom desempenho operacional. a�?A� medida que for se viabilizando economicamentea�? a�� acrescentou a�� a�?barateando o frete, a operaA�A?o poderA? atingir um volume maiora�?. a�?Com a nova ferrovia, que construiremos em bitola mista a�� larga e mA�trica a�� na regiA?o sede da Coamo, Campo MourA?o, nossa parceria vai se ampliar e se aprofundar. A Ferrosul serA? um fator decisivo para que a regiA?o experimente um salto de produtividade e de aumento na renda dos produtoresa�?, completa o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes
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