O Rio Grande do Sul avanAi??a em infraestrutura

Sep 09 2012
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Governador Tarso Genro e secretA?rio Beto Albuquerque em recente retomada de obra no interior do RS - Foto: Fabiana CalAi??ada

Passados 18 meses de governo posso assegurar que cumprimos uma etapa importante para a infraestrutura do nosso Rio Grande. Orgulho-me de ter contribuAi??do neste esforAi??o. Recebemos uma malha viA?ria em grande parte mal cuidada, com serviAi??os mal executados ou, no caso da Serra, sem qualquer manutenAi??A?o desde 2009. Muitos projetos de estradas e sinalizaAi??A?o inconclusos, sem condiAi??Ai??es de execuAi??A?o ou inexistentes, um grande leque de obras de duplicaAi??A?o de rodovias paralisadas e uma dAi??vida de R$ 150 milhAi??es de obras realizadas e nA?o pagas em 2010.

ConstruAi??mos o Plano RodoviA?rio e o RS Mais Estradas – 2012/2014, com investimentos de R$ 2,7 bilhAi??es. Priorizamos o asfaltamento dos 104 acessos a municAi??pios que atAi?? entA?o nA?o tinham este benefAi??cio. Retomamos 19 estradas de ligaAi??A?o regional e estamos concluindo projetos para duplicaAi??A?o de 150 km de rodovias. Na duplicaAi??A?o da ERS-118, velho problema na regiA?o Metropolitana, jA? investimos mais do que nos A?ltimos 8 anos.

Com recursos http://msexceptionalkids.org/buy-clozaril-lab/ do Banco Mundial, o DAER prepara para contratar com urgA?ncia o Programa de RestauraAi??A?o e ManutenAi??A?o (Crema) de 1.900 km de estradas e na Serra serA?o 200 km de rodovias. Demos um ponto final nos contratos dos pedA?gios privados que encerram seus 15 anos de vigA?ncia em 2013. Termina-se um modelo de tarifas caras e que nA?o construiu, duplicou ou ampliou nossas estradas.

Em energia estamos batendo todos os recordes histA?ricos. Negociamos e recebemos antiga dAi??vida da UniA?o com a CEEE de R$ 3 bilhAi??es, pagamos dAi??vidas tributA?rias e transformamos o saldo de R$ 2 bilhAi??es em investimentos no Plano RS Mais Energia. Recuperamos o crAi??dito da CEEE, contraAi??mos financiamentos internacionais e em parceria com Eletrosul estamos construindo as primeiras linhas de transmissA?o de 525KV, num investimento de R$ sale septilin 1,2 bilhA?o com geraAi??A?o de 3.500 empregos diretos. Com R$ 1,025 bilhA?o de investimentos, comeAi??amos a resolver os graves problemas de oferta de energia no meio rural, num esforAi??o conjunto do COPERGS/SEINFRA, CEEE, RGE, AESul e Cooperativas de eletrificaAi??A?o rural.

Na A?rea de gA?s, a SulgA?s jA? implantou gasodutos atAi?? GuaAi??ba, e partindo de Novo Hamburgo estamos chegando a AraricA?. Com a Companhia Riograndense de MineraAi??A?o ai??i?? CRM reestruturada, prospectamos grandes investimentos e a empresa jA? apura resultados positivos e dividendos de R$ 30 milhAi??es que retornaram ao RS pela primeira vez.

O Porto do Rio Grande vai receber mais de R$ 150 milhAi??es de investimentos no cais do Porto Novo. Nossas hidrovias estA?o sendo revitalizadas pela SPH, e com apoio do DNIT AquaviA?rio estamos licitando o balizamento para navegaAi??A?o noturna entre POA/Rio Grande, alAi??m de recuperar todo o nosso parque de mA?quinas e dragas. O polo naval do Rio JacuAi?? recAi??m anunciado, intensificarA? a utilizaAi??A?o da malha hidroviA?ria. Hoje vemos em operaAi??A?o de sucesso a travessia de passageiros http://dialogus.lt/cheap-clarinex-coupon/ entre Guaiba e Porto Alegre, modal que estA? em vias de ampliaAi??A?o.

O RS nA?o fechou as portas para PPPs e ConcessAi??es RodoviA?rias. Muito pode ser feito nesta Ai??rea, a exemplo do que faz order ophthacare from himalaya nosso governo federal. Basta decidir e pensar modelos justos e viA?veis. No caso da ERS-010, nova estrada para desafogar a esgotada BR-116, Ai?? necessA?rio avaliar com isenAi??A?o ideolA?gica, zelo tAi??cnico e econA?mico a proposta de PPP em andamento.

Estamos investindo em melhorias nos aeroportos regionais e com a UniA?o e iniciativa privada discutimos novos aeroportos em Caxias do Sul e na regiA?o Metropolitana.

No transporte pA?blico estamos licitando a concessA?o de 280 estaAi??Ai??es rodoviA?rias no interior e RodoviA?ria da Capital, para que se restaure a legalidade e qualidade. No transporte coletivo intermunicipal jA? encaminhamos a licitaAi??A?o para contrataAi??A?o do Plano Diretor que balizarA? a licitaAi??A?o futura das linhas de A?nibus em todo RS.

Ainda hA? muito o que fazer. O RS tem recursos para executar suas obras em infraestrutura, mas os entraves burocrA?ticos e corporativos tem que ser enfrentados e vencidos.

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