Pacote Verde – Governo propõe estímulo às florestas plantadas

Apr 12 2005
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 11/04/2005
Pacote Verde – Governo propõe estímulo às florestas plantadas

O relator do projeto sobre gestão de florestas públicas,

 

(E/D)Dr. João Paulo Ribeiro Copobianco, Sec. de Biodiv. e Florestas do MMA . Dep. Beto Albuquerque, Relator. Dep. Miguel de Souza, Pr. Sr Raimundo de Araujo Lima.

deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), anunciou na audiência pública desta terça-feira que o relatório preliminar sobre o assunto deverá ser apresentado até o próximo dia 10. Albuquerque disse que vai considerar as inúmeras sugestões dos diversos setores ouvidos, mas garantiu que o rumo do projeto será preservado.

Albuquerque disse que pretende aperfeiçoar a proposta do governo em debates com integrantes de organizações não-governamentais, de institutos de pesquisa, do setor produtivo e do Ministério Público. “As nossas florestas têm sido privatizadas à revelia dos interesses do país. É preciso mudar essa realidade”, afirma.
O projeto prevê novidades, entre elas, a concessão controlada de áreas públicas para atividades de desenvolvimento sustentável e o acesso da população local a benefícios gerados por programas de geração de trabalho e renda. O Pacote Verde inclui ainda a interdição de 8,2 milhões de hectares na Amazônia e a criação de cinco unidades de conservação no norte do país.
 
Conforme o relator, o projeto sinaliza investimentos do governo para o setor de silvicultura. “Além da evidente importância de  regrar atividades na floresta Amazônica, o ponto que trata das florestas plantadas é fundamental pela abrangência nacional e relação com setores produtivos relevantes”, disse, ao lembrar que a silvicultura gera muitos empregos e tem se expandido nos últimos anos. Segundo Inventário Florestal Contínuo do RS (1997), a área ocupada com florestas plantadas no Estado é 2.747,48 km². “Sob o ponto de vista econômico é indiscutível a necessidade do fomento ao setor de silvicultura, no entanto, a proposta de como fazê-lo precisa ser amplamente debatida”, concluiu.

Foto crédito: Bernardo Hélio