Parceria permite criação de centro tecnológico de biocombustíveis
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[03/10/2007]
O secretário municipal de Desenvolvimento, Claudemir Bragagnolo, selou ontem (3/10), em Brasília, uma parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) para a criação de um centro tecnológico de biocombustíveis em Passo Fundo. A unidade desenvolverá a pesquisa e a qualificação de mão-de-obra para a cadeira produtiva dos combustíveis originados de matéria orgânica. A parceria foi definida em um encontro de uma hora com o vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS) e o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Joe Valle.
Bragagnolo destaca o papel importante do centro para a articulação entre governos, empresas, produtores rurais e pesquisadores. Segundo ele, com o apoio do MCT, o centro terá as melhores condições para impulsionar o aprimoramento da produção e investigar fontes alternativas de biocombustível. “A pesquisa e a qualificação nos tornarão mais competitivos, o que resultará na geração de emprego e no aumento da renda no campo e na cidade”, prevê o secretário.
Segundo Albuquerque, o crescimento da demanda por biocombustíveis exigirá investimento em pesquisa. “Esse é o objetivo da instalação do centro em Passo Fundo”, afirma. O município tornou-se uma referência na produção de biocombustível a partir da implantação neste ano da BSBios, um empreendimento de R$ 37,5 milhões e potencial de 110 milhões de litros anuais, que teve apoio do governo federal.
Albuquerque afirma que a iniciativa da secretaria está ligada à aposta do governo brasileiro em um modelo de desenvolvimento sustentável, que compatibiliza crescimento econômico com sustentabilidade ambiental. Um dos principais eixos dessa política é o da produção de biocombustíveis.