Passo Fundo – Estudo indica áreas para instalação de distrito industrial

Jan 04 2005
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 04/01/2005

Passo Fundo – Estudo indica áreas para instalação de distrito industrial

 

Beto Albuquerque viabilizou recursos junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia para a realização do estudo pela UPF.

 

Em solenidade na sede da ACISA (Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Passo Fundo), na segunda-feira (03/01/2005) foi apresentado estudo que visa estabelecer as áreas ideais para instalação de empreendimentos e zonas industriais em Passo Fundo. Esse foi o objetivo do estudo desenvolvido pelo curso de Geografia da Universidade de Passo Fundo que foi entregue ao prefeito Airton Dipp.

 

Por solicitação da ACISA, ao longo de oito meses, nove professores e alunos da UPF, analisaram questões técnicas e geográficas da cidade – zona rural e zona urbana, para oferecer a nova administração um mapa completo dos locais próprios para colocação de empresas e áreas destinadas a industrialização. Foram pesquisados itens como por exemplo nascentes e tipos de ventos, que podem influenciar na preservação ambiental. As áreas que necessitam de manutenção tendo em vista a legislação ambiental também foram destacadas pelo estudo. Foram destacados, ainda, os tipos de plantações que são viáveis em determinadas áreas, com qualidades de terra diferenciadas.

 

Ainda em 2004, a Acisa notou que havia necessidade dessa pesquisa. Desde então, o interesse foi manifestado à UPF e as análises foram realizadas com apoio do deputado federal Beto Albuquerque, que viabilizou R$ 50 mil, através do Ministério de Ciência e Tecnologia. Conforme o presidente da Acisa, Jorge Morsch, o empresário local terá muitos benefícios com a aplicação dessas análises porque elas darão ao gestor municipal uma visão privilegiada e organizada das áreas disponíveis. “Vimos anos atrás um desentendimento ferrenho entre município e ambientalistas, o que gerou a desistências das empresas que queriam se instalar na cidade. Hoje, já são conhecidas as áreas destinadas para cada tipo de empreendimento, sem prejudicar o meio ambiente”, salienta. Para o o deputado Beto Albuquerque, o material será essencial para que a Prefeitura possa localizar, em breve, a criação de um ou de dois distritos industriais.

 
A segunda parte do estudo é o perfil das industrias de Passo Fundo, com dados numéricos e demais informações que identificam os empreendimentos locais. O banco de dados sobre o desenvolvimento da cidade deve ser entregue à nova administração em breve.