Prefeitos conhecem mudanA�as no projeto e querem agilizar a RS-010

May 24 2011
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Grupo Sinos – Vale dos Sinos

Cinco meses depois, a proposta de construA�A?o da RS-010, a Rodovia do Progresso, volta reestruturada, ganha aprovaA�A?o e defesa total dos municA�pios da regiA?o metropolitana e Vale do Sinos. Reunidos em SA?o Leopoldo ontem, prefeitos e representantes de SA?o Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Sapiranga, Santo AntA?nio da Patrulha, Cachoeirinha e Campo Bom organizaram a mobilizaA�A?o e estudo tA�cnico para levar ao governo do Estado a proposta que, segundo eles, vai reduzir perdas financeiras e permitir o desenvolvimento das cidades, o que hoje esbarra nos engarrafamentos diA?rios da BR-116.

A empresa Odebrecht Transport mudou o projeto inicial. “NA?s precisamos e defendemos a RS-010, mas quem vai pagar A� o Estado”, resumiu o prefeito de SA?o Leopoldo e anfitriA?o Ary Vanazzi. O governo aguarda a proposta readequada. “Dissemos desde o inA�cio que estarA�amos aguardando a reestruturaA�A?o. A necessidade da estrada A� indiscutA�vel”, disse o secretA?rio estadual de Infraestrutura e LogA�stica, Beto Albuquerque.

PrA?ximos passos dos prefeitos

TerA�a-feira, dia 31, grupo tA�cnico com representantes de cada uma das cidades estarA? na prefeitura de Sapiranga, A�s 14 horas. A pauta do encontro serA?o as demandas especA�ficas, principalmente detalhes dos acessos. TA�cnicos da Odebrecht Transport tambA�m estarA?o presentes na reuniA?o, conforme informou ontem o superintendente da empresa, Valter Lana. Depois haverA? encontro com o secretA?rio Beto Albuquerque. O encontro com o governador Tarso Genro serA? depois de seu retorno de uma viagem agendada para a Espanha, no segundo semestre de junho.

O QUE MUDOU
1. Ao invA�s de trA?s praA�as de pedA?gio serA?o duas e o valor reduzirA? de R$ 4,40 para R$ 2,20. Isso significa aumento do nA?mero de usuA?rios da rodovia e, por consequA?ncia, mais recursos
2. 92% dos usuA?rios pagarA?o um A?nico pedA?gio porque a praA�a de pedA?gio planejada entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul foi retirada, exatamente no trajeto com mais usuA?rios, visto que um estudo indica que a maioria das pessoas seguirA? no sentido de Novo Hamburgo. A outra praA�a de pedA?gio serA? prA?ximo da RS-118
3. NA?o haverA? bitributaA�A?o. Os impostos serA?o pagos quando a concessionA?ria contratar a construtora
4. As obras que deveriam estar concluA�das no 35A? ano, como a duplicaA�A?o do trecho final e o contorno em Sapiranga, serA?o concluA�das atA� o 6A? ano
5. A concessA?o serA? pelos 35 anos iniciais, mas o Estado pagarA? R$ 75 milhA�es por 20 anos. Inicialmente, o pagamento era de R$ 77 milhA�es

O secretA?rio Beto Albuquerque aguarda a apresentaA�A?o das mudanA�as. “Pedi aos prefeitos que retornassem ao meu gabinete quando a proposta fosse reexaminada, para nA?o repetir os erros anteriores. Estou ansioso para conhecer as mudanA�as e provocar o debate dentro do governo do Estado, porque A� indiscutA�vel a importA?ncia e a necessidade da estrada”, afirmou o secretA?rio. Beto acrescentou que a obra pode ser construA�da por Parceria PA?blico-Privada (PPP). “Que os erros anteriores nA?o se repitam”, insiste o secretA?rio.

Perdas no trA?nsito lento

Atendendo ao pedido do prefeito de Novo Hamburgo, TarcA�sio Zimmermann, antes do encontro com o secretA?rio Beto, a empresa irA? entregar estudo sobre o incremento na receita e desenvolvimento das cidades com a construA�A?o da RS-010. Segundo MA?rio SilvA�rio, da Odebrecht, o estudo em curso aponta que hoje a regiA?o perde R$ 640 milhA�es/ano com os engarrafamentos. “O estudo estA? sendo elaborado”, observa SilvA�rio.

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