PSB apresenta modelo de gestão por resultados
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[31/08/2009]
Utilizado nas administrações socialistas, modelo promove desenvolvimento econômico e social
O PSB gaúcho reuniu nesta sexta-feira (28) em Porto Alegre os 12 prefeitos, 11 vice-prefeitos, além de dezenas de secretários municipais e diretores de autarquias de prefeituras do Rio Grande do Sul. Foi o 1º Encontro Estadual de Executivos Municipais no qual houve apresentação de práticas e projetos implementados pelas administrações socialistas e que são marcas de desenvolvimento social e modelos de gestão pública eficiente com medição de resultados. O presidente estadual Caleb de Oliveira destacou que o encontro foi produtivo e representativo, com mais 150 lideranças representando 60 municípios gaúchos.
O deputado federal Beto Albuquerque, empolgado pelas experiências exitosas das administrações socialistas apresentadas no encontro, disse que estes modelos de gestão são exemplos do que o PSB pode fazer pelo Rio Grande do Sul. " Temos o segundo e o terceiro melhor governador do Brasil, em Pernambuco e no Ceará. O PSB governa investindo nas pessoas, na capacitação. São governos que tem como marcas as soluções para problemas conflagrados como educação e segurança pública, governos de planejamento, de metas e de diálogo. É assim nos nossos municípios e é assim que deve ser aqui no nosso estado. É preciso governar com um modelo novo e moderno, nem do jeito novo, que já mostrou ser péssimo, nem do jeito velho, que já não deu muitos resultados, e sim do jeito certo." avaliou Beto.
O destaque foi para o painel apresentado pelo prefeito de São Vicente/SP, Tércio Garcia, mostrando os resultados de um governo de continuidade, já que o PSB está na Prefeitura há quase 16 anos e a cada ano o município apresenta melhores índices de desenvolvimento."Trabalhamos com uma máquina administrativa ampliada e modelo de gestão moderno com planejamento de metas e mediação de resultados. O projeto Transparencia 40 lançado neste ano faz acompanhamento de 40 indicadores que medem periodicamente o trabalho que está sendo desenvolvido nas diversas áreas", destacou o prefeito socialista ao exemplificar com alguns índices sociais positivos do município: aumento dos empregos formais e do investimento em saúde. "Como é uma cidade jovem, os programas de inclusão social destinado à Juventude fizeram os indices de 1º emprego aumentarem e os investimentos em educação diminuiram os indices de analfabetismo e de evasão escolar. O controle dos números serve de medição e estímulo ao trabalho desenvolvido.
O prefeito paulista ressaltou ainda a diminuição dos índices de violência na cidade. "São Vicente era a 3º cidade mais violenta de São Paulo e nós modificamos isso reduzindo os indices de criminalidade com investimentos sociais em saúde e educação e não específicos em segurança." Ele explicou que foi o programa denominado JEPON o responsável por esta mudança. Trata-se de um projeto de alistamento civil para jovens de 18 anos que saem do serviço militar e a prefeitura os absorve para o trabalho. Eles passam a trabalhar meio periodo prestando serviços na cidade e no outro periodo recebem qualificação para o 1º ermprego, em parceria com empresas privadas. Neste ano foi implantado também o projeto Tripulantes para o Futuro, através do qual o governo investe na capacitação de jovens para trabalharem no setor de cruzeiros que saem do Porto de Santos.
Devido a problemas nos aeroportos de todo o país, que estavam fechados hoje pela manhã, o prefeito de São José não pôde comparecer ao Encontro. Assim, o secretário de Comunbicação do município, Gelson Albuquerque, apresentou o modelo de gestão através do Projeto de Cidade da Inclusão Digital implantado em São José, no qual as estruturas de comunicação são trabalhadas de forma diferenciada para que o executivo esteja mais próximo do cidadão. " Esta ferramenta facilita o gerenciamento de processos administrativos proporcionando um acompanhamento de obras de dentro dos gabinetes e tornando mais eficiente e eficaz também a prestação de serviços. O e-gov -como é chamado é uma ferramenta democrática de capacitação política da sociedade que proporciona um rompimento do apartheid digital e social, utilizando uma estrutura de serviços online e uma maior agilidade nas decisões." Gelson informou que até o final do ano a Prefeitura vai abrir o sinal da internet para 80% da população do município, que é de 200 mil habitantes.
Estiveram presentes prefeitos e secretários municipais de BOA VISTA DAS MISSÕES, BOM RETIRO DO SUL, CACHOEIRINHA, DAVID CANABARRO, JÚLIO DE CASTILHOS, NOVA CANDELÁRIA, NOVA PRATA, PONTÃO, RIOZINHO, ROLADOR, ROSÁRIO DO SUL e SANTANA DO LIVRAMENTO e ainda os vice-prefeitos de Bagé, Barra do Quaraí, Cidreira, Flores da Cunha, Herveiras, Itaqui, Nicolau Vergueiro, Rosário do Sul, Salvador do Sul, São Gabriel e São Leopoldo. E ainda participa da administração em mais de 100 cidades gaúchas.