Reunião com secretário de segurança

Nov 12 2004
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 12/11/2004
Reunião com secretário de segurança
Beto defende parceria de Passo Fundo com governo federal

A parceria da futura gestão de Passo Fundo com o governo federal será fundamental para que o município possa investir em prioridades como o aperfeiçoamento da gestão e qualificação dos serviços públicos de saúde, a eficiência da segurança pública e a formação técnica gratuita. No terceiro dia de agenda em Brasília,o vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB) e o prefeito eleito Airton Dipp (PDT) estiveram com o secretário nacional de segurança, Luiz Fernando Corrêa, e o secretário nacional de Assistência à Saúde, Jorge Solla.

Na área da saúde, o objetivo principal é melhorar os índices de saúde do município, considerados preocupantes. O primeiro passo, solicitado por Dipp e Beto, é que técnicos do Ministério da Saúde realizem um diagnóstico amplo para apurar os problemas mais graves e, a partir daí, definir as ações necessárias. A nossa cidade não pode mais conviver com índices tão baixos de saúde, que se agravaram pela falta de políticas públicas objetivas, afirma Dipp.

Segundo Beto, o governo federal tem programas eficientes que podem contribuir para que a cidade mude a realidade na área da saúde. Ele cita os exemplos dos programas de Saúde da Família (PSF), que precisa ter pelo menos 50 equipes, de atendimento bucal, o Brasil Sorridente, e a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O importante é que o futuro governo começará com canais abertos com o governo federal, diagnóstico sério sobre a cidade e objetivos concretos de ação para fazer de Passo Fundo uma cidade melhor, afirma o deputado.

O secretário Corrêa confirmou que o novo governo contará com a assessoria técnica da secretaria nacional para implantar um Plano Municipal de Segurança. Há um novo conceito posto em prática no país que combina ações preventivas e o sentido comunitário da polícia e de guardas municipais. Queremos que Passo Fundo faça parte dessas novas políticas de segurança, afirmou o secretário.

Na quarta-feira, Dipp, Beto e o futuro secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Cittolin, trataram com o ministro Tarso Genro (Educação) da criação de um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), que ofereça cursos de formação em diversas áreas para Passo Fundo e outros municípios da região.