RST/471 – Beto critica inoperância do Estado diante da situação da rodovia

Mar 07 2005
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Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 07/03/2005
RST/471: Beto critica inoperância do Estado diante da situação da rodovia

O deputado federal e ex-secretário estadual dos Transportes, Beto Albuquerque (PSB), disse que é inaceitável encontrar as obras da RST–471 no atual estado de abandono. Ele visitou o trecho junto ao futuro viaduto sobre a RST–287, em Vera Cruz, acompanhado pelo deputado estadual Heitor Schuch (PSB), na última sexta-feira (04/03). O líder de governo na Câmara dos Deputados criticou a inoperância do Estado diante da situação da rodovia. Albuquerque disse que a execução do serviço não exigia mais contrapartida do Estado, apenas os recursos do financiamento externo.

O parlamentar lamentou o abandono do serviço há dez meses. Lembrou que toda a contrapartida do Estado foi paga no governo de Olívio Dutra. “A atual administração não pode dar como desculpa a crise financeira do Estado, pois para esta obra havia recursos disponíveis do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Japonês de Cooperação Internacional (Jbic)”, afirma.

Para Beto, a razão da paralisação nas obras foi o uso indevido dos recursos do financiamento para o pagamento dos servidores estaduais no início do atual governo e tal medida é inaceitável por parte dos organismos internacionais. “Eu preferiria vir aqui para aplaudir o governo pela continuidade das obras que ligam o Norte e o Sul do Estado. A economia do Rio Grande do Sul precisa ver a estrada concluída”, ressaltou ao dizer que vai se juntar ao movimento que reivindica a conclusão das obras.

Na sua gestão a frente da Secretaria dos Transportes, ocorreu a definição do novo traçado entre Santa Cruz do Sul e Herveiras, para cumprir as exigências ambientais e enquadrar o trecho de acordo com as normas do BID a fim de liberar o financiamento. Beto obteve, ainda, durante viagem ao Japão, 75 milhões de dólares do Jbic para que o Estado não necessitasse entrar com mais contrapartida.

O deputado acredita que o impasse com o BID agora está equacionado. Ele defende que as tratativas do atual secretário estadual de Planejamento, João Carlos Brum Torres, com o objetivo de obter um novo financiamento do BID para concluir as obras do programa Corredores de Exportação, deveriam ter começado há pelo menos um ano, incluindo recursos para o asfaltamento dos acessos a municípios.