SecretA?rio fala sobre planejamento e investimentos em portos e hidrovias
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O Porto de Rio Grande, que conta atualmente com investimentos do Governo do Estado e da UniA?o, foi destacado pelo secretA?rio em funAi??A?o de sua estrutura. “JA? adquirimos condiAi??Ai??es para nos tornarmos, tambAi??m em movimentaAi??A?o, um dos maiores portos do mundo. Estamos trabalhando para tornar isso uma realidade no sentido de contribuir para o desenvolvimento da Metade Sul e de todo o nosso Estado”, ressaltou o secretA?rio, ao garantir que o local tem capacidade para receber embarcaAi??Ai??es ainda maiores.
Beto destacou tambAi??m a importA?ncia de integrar os diversos modais de transportes. “Agora temos a possibilidade de ampliar consideravelmente o uso dessa hidrovia, desafogando as rodovias e dinamizando os portos anteriores”, disse. De acordo com secretA?rio, o Porto de Rio Grande tem dificuldade na agilidade de seus trA?mites, tanto pelas 30 instituiAi??Ai??es que o fiscalizam, nas esferas estadual e federal, quanto pelos pedA?gios. “NA?o vamos renovar os contratos de concessA?o porque eles sA? ferem o interesse do desenvolvimento. Em 14 anos, nA?o agregaram qualquer ganho em termos de dimensA?o de infraestrutura” afirmou.
Ainda sobre os pedA?gios, o secretA?rio disse que o Governo do Estado estA? debatendo sobre como se darA? o controle da mescla entre rodovias estaduais e federais a partir do vencimento dos atuais contratos. “Trabalhamos com ideia de que, a partir do novo modelo dos contratos, poderemos reduzir em, no mAi??nimo 50%, o valor da tarifa e ainda teremos como retorno ampliaAi??Ai??es de capacidade de trA?fego, duplicaAi??Ai??es e viadutos, por exemplo”, ressaltou Beto.
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