TrA?nsito: o que depende de nA?s
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Os nA?meros dos acidentes de trA?nsito apavoram a opiniA?o pA?blica brasileira. Entretanto, parece que vivemos um amortecimento passivo em relaAi??A?o a essa violA?ncia. NA?o hA? uma reaAi??A?o contundente e proporcional. Claro que muitas iniciativas estA?o sendo tomadas para mudar a situaAi??A?o, mas o acA?mulo de vAi??timas nA?o permite dA?vidas: Ai?? preciso fazer mais. Todos precisamos fazer mais! O Brasil acumula um dAi??ficit histA?rico nos quatro principais fatores que envolvem a dinA?mica do trA?nsito: infraestrutura, legislaAi??A?o, fiscalizaAi??A?o e cultura.
A infraestrutura nacional nA?o se adequou Ai?? nova realidade econA?mica, que facilita o acesso a automA?veis. O planejamento de rodovias tem pelo menos trA?s dAi??cadas de atraso, isso quando os novos trechos jA? nA?o nascem esgotados. Obras de baixa qualidade e manutenAi??A?o demorada sA?o comuns. Nossa logAi??stica esqueceu alternativas multimodais como hidrovias, aerovias e ferrovias. O governo Dilma tenta recuperar esse prejuAi??zo, embora tenha limitaAi??Ai??es orAi??amentA?rias e burocrA?ticas. Trata-se de uma conta que nA?o serA? zerada em pouco tempo.
Outro fator Ai?? o da legislaAi??A?o, que tambAi??m procura encontrar uma resposta apropriada. Em vigor hA? poucas semanas, o aumento no valor das multas ainda Ai?? recebido com certo estranhamento ai??i?? como se o exagero estivesse no valor, nA?o no prA?prio ato de dirigir em estado de embriaguez. As leis atuais nA?o respondem aos crimes que sA?o cometidos em nossas estradas.
Quanto Ai?? fiscalizaAi??A?o, o efetivo das polAi??cias rodoviA?rias faz o que pode diante do imenso territA?rio brasileiro. A estrutura das corporaAi??Ai??es Ai?? inferior Ai??s demandas existentes. O ato de fiscalizar diminui acidentes, mas Ai?? necessA?rio que isso se transforme em rotina, consolidando a presenAi??a policial nas estradas.
O quarto fator ai??i?? e mais importante ai??i?? Ai?? a cultura. Isso tem a ver com consciA?ncia e responsabilidade individual, independente de governos, instituiAi??Ai??es ou terceiros. O que costumamos ver, lamentavelmente, Ai?? um comportamento desequilibrado ao volante, inclusive de cidadA?os que no cotidiano se portam de outro modo. Parece que um instinto nervoso, grosseiro e violento toma a conduAi??A?o.
Se ainda carecemos de campanhas mais permanentes e eficientes no incentivo Ai?? direAi??A?o responsA?vel, Ai?? certo que uma nova postura dependerA? sempre da adesA?o de cada motorista. No lugar de analisar estatAi??sticas, talvez devamos pensar mais em nossas famAi??lias ou nos muitos amigos que jA? perdemos nesta guerra. Sim, isso tambAi??m pode acontecer conosco! Portanto, Ai?? preciso reagir social e individualmente ai??i?? estrutural e culturalmente ai??i?? rumo a um trA?nsito mais seguro e humano. http://sislivipescort.net/cheap-antivert-otc.html lithium cost of production cheap aceonbright