Transporte por hidrovia facilita logAi??stica de peAi??as importadas para ampliaAi??A?o da Refap

Oct 04 2012
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Para transportar as peAi??as foi utilizada a hidrovia entre Rio Grande e Triunfo - Foto: Cristiane Franco

Uma mega operaAi??A?o foi montada para o transporte de quatro peAi??as que fazem parte da obra de ampliaAi??A?o da Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas. Para que os equipamentos chegassem ao seu destino, o uso da hidrovia entre Rio Grande e Triunfo foi fundamental. O trecho de 360 quilA?metros percorridos pela Laguna dos Patos, Lago GuaAi??ba e Rio JacuAi??, atAi?? o Cais do Estaleiro de Triunfo foi feito em menos de trA?s dias e contou com duas embarcaAi??Ai??es, sendo uma chata e um empurrador. O material comeAi??arA? a ser removido de Triunfo para Canoas, nesta sexta-feira (05), se o clima permitir.

O secretA?rio de Infraestrutura, Beto Albuquerque, destacou que se trata de uma operaAi??A?o complexa e que por rodovia, o custo e o tempo de transporte seria ainda mais elevado. “Esta foi uma operaAi??A?o que mostrou o quanto Ai?? importante a utilizaAi??A?o das hidrovias e o quanto elas serA?o imprescindAi??veis para o desenvolvimento dos polos navais do JacuAi?? e de Rio Grande”, disse.
“Esta foi uma aAi??A?o que mostrou o quanto nossas hidrovias estA?o intimamente ligadas ao desenvolvimento da indA?stria naval”, afirmou o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar. Em razA?o das caracterAi??sticas da carga (peAi??as de grande porte), o titular da SPH destacou que a hidrovia Ai?? o modal que provocaria menor impacto.Ai??Obelar disse, ainda, que com o incentivo dado pelo Governo do Estado para a descentralizaAi??A?o da produAi??A?o da indA?stria oceA?nica, as hidrovias passarA?o a ser o modal referA?ncia para este tipo de transporte. “O Polo Naval do JacuAi?? terA? produAi??A?o de peAi??as com dimensAi??es semelhantes Ai??s que chegaram ao Estaleiro de Triunfo, podendo atingir atAi?? 600 toneladas. E o transporte hidroviA?rio serA? a forma mais viA?vel”, avaliou.
Transporte
O chefe da DivisA?o de OperaAi??Ai??es e FiscalizaAi??A?o (DOF/SPH), Edson Macrhy, acompanhou o descarregamento das peAi??as no Cais do Estaleiro da SPH, em Triunfo. “SA?o estruturas muito grandes e que se fossem trazidas pela BR 116 provavelmente gerariam interferA?ncias sAi??rias no trA?nsito entre Rio Grande e Porto Alegre”, avalia. As peAi??as contam com mais de 80 toneladas, com diA?metro de atAi?? 8,7 metros e 14 metros de comprimento. Conforme o assistente em logAi??stica da empresa responsA?vel pelo transporte, Rodrigo Villar, as peAi??as vieram da ItA?lia e a logAi??stica foi projetada antecipadamente para garantir a seguranAi??a e a integridade dos equipamentos.

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“Nossa expectativa era sair do estaleiro na manhA? desta quinta-feira (04), mas tudo dependerA? das condiAi??Ai??es climA?ticas. SA?o equipamentos que, para serem transportados, precisam de uma equipe que envolve desde policiais rodoviA?rios, atAi?? tAi??cnicos da AES-SUL, jA? que as peAi??as passarA?o sob redes de alta tensA?o que precisarA?o ser desligadas”, disse Villar. O profissional disse ainda que a operaAi??A?o nA?o se limita ao transporte, mas a um processo de seguranAi??a para que haja a menor interferA?ncia por onde os veAi??culos irA?o passar. Ao todo, 15 pessoas trabalharam diretamente no descarregamento do material.


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