Vice-líder anuncia Centro Tecnológico em Soledade
Feb
24 2005
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 24/02/2005
Vice-líder anuncia Centro Tecnológico em Soledade
Vice-líder anuncia Centro Tecnológico em Soledade
O vice-líder do governo na Câmara Beto Albuquerque (PSB-RS) anunciou na noite da última quarta-feira a decisão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) de implantar em Soledade um Centro Tecnológico para o desenvolvimento, qualificação e geração de emprego no Arranjo Produtivo Local de Gemas e Jóias. A decisão foi anunciada depois de uma audiência do deputado com o ministro Eduardo Campos e o secretário nacional de Inclusão Social do ministério, Rodrigo Rollemberg, durante a tarde.
Na próxima semana, o diretor de Convênios do MCT, Aniceto Weber, estará em Soledade e Passo Fundo, para conversas com o Sindipedras e a Universidade de Passo Fundo, que participará do projeto. A previsão é de que o convênio seja assinado durante a Exposol, em maio.
Para Beto, a iniciativa é importante porque contribuirá para o desenvolvimento não apenas de Soledade, mas de toda a região do Alto da Serra do Botucaraí, além de cidades localizadas em outras regiões, como Salto do Jacuí e Vale do Taquari. “Estamos satisfeitos por ver que a decisão do governo foi correta, porque o centro tecnológico deve estar aonde se desenvolve a atividade com maior ênfase”, afirma. Soledade responde com 78,5% do volume de exportações do Rio Grande do Sul.
O vice-líder, que defendeu a instalação em Soledade, destaca a dimensão econômica e produtiva do setor no município. São 300 empresas, de diferentes portes, que realizam atividades como mineração, beneficiamento, industrialização até o comércio e a exportação de pedras preciosas. “É um setor que gera muitos empregos e tem potencial enorme para crescer sempre mais”, afirma Beto, com entusiasmo.
Em 2004, o faturamento com a exportação de pedras preciosas no Estado chegou a US$ 61 milhões, ultrapassando Minas Gerais, que sempre liderou este ítem de exportação brasileira. Segundo Beto, valeu à pena trabalhar no último mês para reverter uma situação que já era dada como perdida por muitas lideranças. “A gente acreditou, trabalhou para tornar esse sonho uma realidade, e ele aconteceu”, comemora.