Vice-líder articula instalação de cursos profissionalizantes em agropecuária
Mar
16 2005
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 16/03/2005
Vice-líder articula instalação de cursos profissionalizantes em agropecuária
O vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque, reuniu-se na terça-feira (15) com o diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de São Vicente do Sul, Carlos Alberto Pinto da Rosa, para tratar da instalação de cursos profissionalizantes em agropecuária para atender produtores assentados na região da Fronteira Oeste. “Há uma demanda crescente de capacitação e qualificação de agricultores que pode ser atendida com a criação de uma casa camponesa”, afirma Beto.
Segundo ele, a reivindicação é do prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado.
O assunto foi levado no começo do ano pelo vice-líder e seu colega de partido ao ministro da Educação Tarso Genro. A idéia é estabelecer uma parceria entre os ministérios da Educação, do Desenvolvimento Agrário e da Ciência e Tecnologia para atender 29 assentamentos, aonde vivem 5 mil agricultores. A previsão de investimento no projeto é de R$ 1,5 milhão.
A proposta é implantar casas camponesas (CC) nos assentamentos para abrigar os cursos. Segundo Beto, a idéia está sintonizada com uma das prioridades do governo que é a de avançar no processo de reforma agrária, mas não apenas entregando terras aos agricultores. “É fundamental oferecer condições de capacitação da mão-de-obra, porque a qualidade da produção vai definir o próprio futuro dos assentamentos”, afirma.