Vice-líder critica intervenção na Varig e defende programa para indústria da aviação
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 15/12/2004
Vice-líder critica intervenção na Varig e defende programa para indústria da aviação
O vice-líder do governo na Câmara. Beto Albuquerque (PSB-RS), voltou a criticar nesta manhã a proposta de intervenção na Varig. Segundo o deputado, a intervenção não soluciona o problema que é da indústria da aviação comercial brasileira, não apenas da companhia gaúcha. “A responsabilidade pela crise não é do governo, mas das sucessivas gestões das empresas”, afirmou durante café da manhã com o vice-presidente José Alencar e outros parlamentares.
Coordenador do grupo de trabalho que discute o setor aéreo, Beto defende a idéia de criação de um programa de reestruturação, com linha de crédito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No entanto, o governo deve impor condições às empresas como, por exemplo, a mudança no modelo de gestão. “É o caso da Varig, que precisa reordenar a sociedade, atrair novos investidores e redirecionar a gestão. Com isso, a empresa mantém a atividade, a receita e os empregos”, afirmou.
Avesso à intervenção, definida como “traumática”, o vice-líder disse que a medida não rima com o conceito da nova lei de falências, aprovada esta semana no Congresso, baseado na recuperação de empresas em dificuldades, em vez da imediata liquidação.