Vice-líder do governo critica “insubordinação” de Palocci
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de ImprensaAssessoria de Imprensa, 14/07/2005
Vice-líder do governo critica “insubordinação” de Palocci
O vice-líder do governo na Câmara Beto Albuquerque (PSB-RS) criticou ontem (14/7) a área econômica do governo. Na véspera do vencimento da primeira das cinco parcelas de financiamento de custeio para a agricultura, o Ministério da Fazenda não apresentou uma solução para atenuar a crise que o setor enfrenta devido à seca, principalmente no Rio Grande do Sul.
Da tribuna da Câmara, após audiência com o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, Beto disse que o presidente Lula determinara aos ministérios da Agricultura e da Fazenda a busca de uma solução para a situação dos produtores rurais.
O ministro Rodrigues elaborou uma proposta que permitiria o desconto das parcelas de julho e agosto dos recursos a serem tomados no próximo financiamento, em cerca de 40%. Palocci, no entanto, não se manifestou. “Não atender uma determinação do presidente é uma insubordinação inaceitável, especialmente, diante de um problema tão grave”, critica Beto Albuquerque.
A proposta de Rodrigues é viável porque, segundo o deputado, não depende de recursos públicos e, por isso, não repercutiria no Tesouro Nacional.
Beto disse que “não mudara de lado, nem passara à oposição”, mas como vice-líder do governo considera “inaceitável” que integrantes do governo descumpram decisões do presidente da República. Ao concluir, o líder socialista mandou um recado a Palocci, ao secretário-executivo Murilo Portugal e ao secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy: “Pelo amor de Deus, há uma decisão, há um acordo que espero seja cumprido até amanhã.”