Vice-líder sugere redução de ACC para exportadores

Aug 09 2007
(0) Comments

[09/08/2007]

O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) conversou por 40 minutos com o ministro da Fazenda Guido Mantega. Durante o encontro, na última quarta-feira, Albuquerque sugeriu ao ministro a redução da taxa de juros cobrada no ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio). O ACC é um suporte financeiro importante à exportação mediante o adiantamento de recursos para empresas que movimentam cerca de US$ 200 milhões.
Mantega disse que vai estudar a possibilidade de reduzir o índice utilizado pelas instituições financeiras estatais como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. O vice-líder do governo na Câmara relatou ao ministro que a taxa aplicada aos ACCs varia entre 8% e 11%. “Diminuir esse índice em cerca de dois pontos é muito importante para os setores exportadores”, afirmou ao ministro.

Mantega antecipou a Albuquerque que o presidente Lula deverá anunciar em sua ida ao Rio Grande do Sul novas medidas para beneficiar a exportação, entre elas, a redução de PIS/Cofins para setores como a indústria de calçados e de fumo.