Vice-líder visitou região da Produção do RS na sexta-feira
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[02/04/2007]
O vice-líder do governo, deputado Beto Albuquerque (PSB/RS) esteve na região da Produção na sexta-feira (30). Acompanhado do presidente do Centro Tecnológico de Pedras, Gema e Jóias, Carlos Artur Hauschild, do presidente do SindiPedra, Ivanir Lodi, do gestor geral da APROSOL (Associação Pró-desenvolvimento do Município de Soledade), Orlando Klein, e de liderança socialistas, a agenda de Beto iniciou com visita ao prefeito de Soledade, Olavo Valendorff. Em Passo Fundo, o vice-líder vistoriou as obras da Unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), na BR/285, Perimetral Leste. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Claudemir Bragagnolo, o Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do CEFET/Pelotas, Professor Renato Louzada Meirelles e a prefeita de Ernestina, Dina Lima da Silva (PSB).
Beto Albuquerque visitou, ainda, a empresa BSBIOS, onde foi recebido pelos diretores da empresa Antônio Roso e Erasmo Carlos Battistella. Na ocasião, o deputado participou da solenidade de entrega dos Certificados de Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento Profissional: “Operador na Indústria de Biocombustível”. Foram certificados 42 profissionais que foram capacitados pelo Senac. O curso de 140 horas formou profissionais aptos a trabalhar na usina de biodiesel. O diretor de Operação, Erasmo Carlos Battistella, disse que "a entrega dos certificados mostra realmente que as obras estão indo para a reta final. Estamos certificando os profissionais já treinados e serão eles que farão a operação da planta."
Com a instalação da primeira unidade do estado, a BSBios terá capacidade de produzir 100 milhões de litros por ano de biodiesel. Após o período inicial, a usina passa a produzir 300 mil litros ao dia. O combustível abastecerá os mercados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na primeira etapa, a empresa pretende gerar 110 postos de trabalho direto.
Na ocasião, o deputado Beto Albuquerque disse que "há três anos e meio fizemos a primeira reunião com a então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousef. Lutamos mais de ano para que saísse o primeiro financiamento, e eu acompanhei todo o processo. Fico feliz em ver esses jovens se formando para poder atender ao funcionamento dessa empresa".
Também participaram da solenidade o prefeito Airton Dipp, o secretário de Desenvolvimento, Claudemir Bragagnolo, o coordenador do Senac, Claudio Delaméa, e o diretores da BSBios, Antonino Roso, e Erasmo Battistella.