Vice-líder volta a cobrar obra da BR-392 do ministro dos Transportes
May
07 2008
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[07/05/2008]
O vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS), voltou a defender hoje (7/5) a necessidade de começar as obras de duplicação da BR-392, entre Pelotas e Rio Grande, ainda neste ano, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A manifestação do deputado ocorreu durante reunião da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, com a presença do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. “Esta obra é estratégica para o transporte de cargas ao porto de Rio Grande e essencial para a redução de acidentes”, disse ao ministro.
Alfredo Nascimento garantiu ao deputado a inclusão da obra no cronograma do PAC para este ano. “A obra está confirmada, apenas trabalhamos para resolver alguns detalhes formais”, explicou. O ministro esteve na Câmara para apresentar aos parlamentares os Planos e Metas de sua pasta.
Há cerca de três meses, o vice-líder reagiu a possibilidade de adiamento da duplicação. À época, ele consultou o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para assegurar a legalidade da obra, mesmo em trecho concedido.
Para Albuquerque, a obra é uma exigência estrutural no Estado e uma questão de coerência. O PAC prevê investimentos da ordem de R$ 600 milhões na ampliação dos molhes e no aprofundamento do calado do canal de acesso ao porto, além da instalação de um dique seco para construção naval. "Rio Grande se tornará o principal porto de águas profundas do Cone Sul. Só isso já justifica a duplicação", afirmou.