Beto Albuquerque tenta puxar PP para seu lado

Mar 06 2010
(0) Comments

GAZETA DO SUL – SANTA CRUZ DO SUL

ELEIÇÕES > PRÉ-CANDIDATO DO PSB destacou, em visita à expoagro, que assedia SIGLA INTEGRANTE DO GOVERNO YEDA
 
  
Terceiro pré-candidato ao governo do Estado a desfilar entre os estandes da Expoagro Afubra, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) caminhava nesta sexta-feira pela área descoberta, atrás do pórtico, quando foi abordado por um visitante que afirmava ser progressista. O desconhecido apertou a mão do parlamentar e disse estar torcendo para o PP coligar com o PSB. “Eu também. Estamos assediando vocês”, foi a resposta de Beto.
O deputado já havia falado sobre sua intenção de coligar com o PP momentos antes, durante coletiva de imprensa. Segundo Beto, as negociações estariam muito adiantadas, embora o PP integre o governo de Yeda Crusius (PSDB) e seja considerado um dos maiores aliados da tucana. Outro detalhe curioso é que a possível coligação colocaria o tradicional PP ao lado do esquerdista PC do B, que já se aliou ao PSB.
“Planejamos uma aliança de partidos diferentes, com ideologias e histórias diversas. Queremos fazer frente aos tradicionais polos antagônicos, que se degladeiam e promovem uma política raivosa, fazendo o Estado regredir”, disse o deputado, referindo-se à tradicional briga envolvendo PMDB, PSDB e PT. Outros partidos unidos ao PSB são PR e PSC. Em abril ainda haverá tratativas com o PTB, que até já anunciou o deputado Luís Augusto Lara como pré-candidato ao Palácio Piratini.
Conforme Beto, as exigências do PP para compor a chapa seriam indicar o vice-governador, cujo nome não estaria decidido, e lançar a jornalista Ana Amélia Lemos como candidata ao Senado. Ontem, na Expoagro, Albuquerque assistiu a toda a palestra da jornalista e, ao final, ambos trocaram cumprimentos e tiraram fotos juntos. No entanto, setores do PSDB dão como garantido o apoio do PP à Yeda.
 
PDT
Sob essa ótica tucana, o assédio de Beto ao PP pode ser até comparado às declarações de Tarso Genro (PT) durante o segundo dia da Expoagro. O pré-candidato petista falou da sua intenção de criar uma aliança com o PDT, então em franca aproximação com o PMDB – na noite de quinta-feira, peemedebistas e pedetistas sacramentaram a aliança. De outra parte, vale lembrar que as convenções partidárias começam em 10 de junho e, até lá, muita negociação ainda deve ocorrer.
RECURSOS
Beto Albuquerque aproveitou a passagem pela região para anunciar recursos da União obtidos por meio de emendas de sua autoria. Uma delas prevê R$ 200 mil para o Hospital Ana Nery e outra destina outros R$ 200 mil para investimentos em agricultura. Outros pré-candidatos ao Piratini que circularam por Rincão Del Rey durante a Expoagro foram Tarso Genro (PT) e a governadora Yeda Crusius (PSDB).

} else {