Novas promessas para Uergs

Nov 01 2007
(0) Comments
O Pioneiro – Caxais do Sul, 1/11/2007

Finalmente a reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) manifesta-se sobre a contratação de professores fixos e a realização de vestibular. Em nota à imprensa, a reitoria informa que novos concursos públicos para professores efetivos "deverão ocorrer tão logo sejam aprovadas as novas regras". Hoje, a instituição conta com 79 professores fixos e 45 em processo de contratação. Já os vestibulares se encontram em fase de planejamento. Eles irão ocorrer "de forma selecionada, em uma programação escalonada, conforme a realidade acadêmico-administrativa de cada pólo". O calendário do vestibular para 2008 será divulgado na primeira quinzena de novembro.
 
Em tempo: Resta saber se a unidade da Uergs em Caxias será beneficiada. Os atuais alunos estão concluindo os cursos e está mais do que na hora de convocar vestibular e permitir o ingresso de novos estudantes ao ensino superior público e gratuito.
 
A turma do fico
 
Os cerca de 40 líderes estudantis da Universidade de Caxias do Sul que ocuparam o prédio da reitoria na segunda-feira prometem permanecer no imóvel até que a UCS desista do estudo que indica reajuste de 6,3% sobre as mensalidades e a retirada de 20% de desconto de licenciaturas.
 
– Não sairemos enquanto o documento com nossas reivindicações não for assinado pela reitoria. Está na mão da reitoria o término do protesto, com avanços e o começo de um novo paradigma às relações do movimento estudantil – discursa Marcelo Souza dos Santos, o Goiaba, um dos diretores do Diretório Central dos Estudantes.
 
Para demonstrar solidariedade (e buscar votos), o presidente da Comissão Temporária Especial Pró-Universidade Pública da Câmara, vereador Deoclecio da Silva (PMDB), se deslocou até a reitoria.
 
A Câmara aprovou moção de apoio à causa dos alunos.