Reunião buscará resolver impasse na Uergs
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Notícias
- Tags:
Correio do Povo – Porto Alegre, [8/12/2006]
Os estudantes da Universidade Estadual do RS (Uergs) que passaram a madrugada em frente ao prédio da reitoria, em Porto Alegre, deixaram o local na manhã de ontem. Os cerca de 30 alunos apoiavam a paralisação dos professores do Centro de Artes, motivada pela falta de repasses estaduais. Os educadores da Fundação Municipal de Arte de Montenegro (Fundarte) não recebem salários desde março. As formaturas foram canceladas.
Na segunda-feira, haverá uma reunião entre professores, alunos, direção da Uergs e deputados para debater o impasse. Os acadêmicos querem que a universidade mantenha e fortaleça os cursos oferecidos em Montenegro, garanta a realização do concurso vestibular deste verão 2007 e a participação no conselho da Uergs. Durante a madrugada, os universitários relataram que chegaram a sofrer uma tentativa de roubo, mas não ocorreram outros incidentes. No início do dia, os estudantes ainda impediram a entrada de alguns funcionários no prédio.
Conforme o estudante Tiago Neumann, o Centro de Artes teve o orçamento reduzido no último ano, de R$ 1,5 milhão para R$ 1,2 milhão, sendo que apenas 18% do valor foi liberado. O reitor da Uergs, Nelson Boeira, argumentou que o atraso foi causado pela situação financeira do Estado. Sobre o vestibular, ele destacou que o governo não pode assumir compromissos que fiquem sob a responsabilidade da próxima gestão.