Homenagem aos 150 anos de Passo Fundo
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Pronunciamentos
- Tags:
Veja na íntegra o discurso do deputado Beto Albuquerque em homenagem aos 150 anos de Passo Fundo
O SR. PRESIDENTE (Natan Donadon) – Concedo a palavra pela ordem ao nobre Deputado Beto Albuquerque, do PSB do Estado do Rio Grande do Sul.
O SR. BETO ALBUQUERQUE (Bloco/PSB-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente e amigo Natan Donadon, distinta assistência da TV Câmara, pretendo hoje, diferentemente de outros dias quando muitos embates políticos aqui travamos, fazer uma referência afetuosa a minha cidade de Passo Fundo, que desde ontem até o dia 7 de agosto celebra os seus 150 anos.
Uma data marcante para Passo Fundo e para todos nós passo-fundenses, homens e mulheres de todas as idades e de todos os seus bairros e vilas, que, de uma forma ou de outra, cada um no seu tempo, do seu modo, da sua forma, contribuímos para que essa cidade, hoje, com quase 200 mil habitantes, pudesse celebrar com orgulho o momento de prosperidade e desenvolvimento que culmina com seus 150 anos.
Cento e cinqüenta anos de história, de bravura, que começou nos tempos da terra de Fagundes dos Reis, dos tropeiros que por ali passavam e cruzavam pelo Passo Fundo, nome do rio da cidade que lhe deu origem e congrega até hoje milhares de gaúchos e gaúchas.
Passo Fundo é, há muitas décadas, uma cidade universitária. Hoje, concentra muitas faculdades, mas a Universidade de Passo Fundo foi pioneira na formação de muitas ilustres figuras que, na medicina, na advocacia, nos tribunais ou mesmo na política, tiveram nela guindada sua formação.
Também através da Universidade de Passo Fundo surgiu a Jornada Nacional de Literatura, que fez com que o Presidente Lula sancionasse o projeto de lei, do qual me orgulho ter sido autor, dando a Passo Fundo o título de Capital Nacional da Literatura. É uma universidade pólo hospitalar de medicina de alta e competente complexidade, de hospitais valorosos como o São Vicente de Paulo, o Hospital da Cidade, o Hospital Beneficente Dr. César Santos e o Hospital de Olhos.
É uma cidade centro-industrial que abriga empresas grandiosas, como Semeato, donde surgiu a experiência do plantio direto que ajudou a natureza e este País a ser o grande celeiro agrícola que é. Nada por acaso acontece, porque em Passo Fundo também temos um centro de pesquisas da EMBRAPA, que garante a qualidade de produção e de pesquisa agropecuária.
Por intermédio do Governo Lula viabilizamos a instalação de uma das maiores plantas de biodiesel na cidade de Passo Fundo, uma usina de mais de 120 milhões de litros/ano, a BSBios, que está instalada e começa a operar formalmente nos próximos dias.
Já estamos em processo de vestibular para termos o nosso primeiro Centro Federal de Ensino Tecnológico — CEFET, de Passo Fundo, em parceria com o CEFET de Pelotas. Duzentos alunos já a partir deste semestre possibilitarão formação, capacitação, para melhorar sua integração no mercado de trabalho.
Informatizamos e levamos a INTERNET para toda a rede municipal, atendida pela Prefeitura de Passo Fundo, por intermédio do Ministério de Ciência e Tecnologia, que também possibilitou Passou Fundo ser hoje sede de um grande pólo de software.
Portanto, é uma cidade em desenvolvimento, com gente que trabalha, que se congrega em torno dos seus interesses.
Ao cumprimentar o Prefeito Airton Dipp, Vice-Prefeito Adirbal Corralo, o Luiz Miguel, Vereador que preside a Câmara de Vereadores, saúdo as instituições políticas da cidade, os partidos políticos e faço um registro de alguns nomes de Passo Fundo que passaram por esta Casa, onde hoje tenho orgulho, como passo-fundense, de representar aqueles pagos gaúchos ou galdérios, como dizemos no rincão do Rio Grande do Sul. São eles: o ex-Prefeito da cidade, o Engenheiro Fernando Machado Carrion, que nos representou nesta Casa; o Deputado Eden Pedroso; permaneceu aqui por muitos anos como referência regional o Deputado Federal Augusto Train; o hoje Prefeito Airton Dipp; passou recentemente por aqui como suplente no exercício do seu mandato o Deputado Dr. Basegio; e hoje tenho a tarefa de honrar a tradição de Passo Fundo na representação desta Casa, como também representa com orgulho para todos nós, passo-fundenses, na Assembléia Legislativa, o Deputado Luciano Azevedo.
Eu não poderia, Sr. Presidente, deixar de fazer esses registros de afeto, de carinho, de responsabilidade, de emoção por representar uma gente tão querida, tão obreira, tão trabalhadora como os cidadãos e cidadãs, meus conterrâneos, de Passo Fundo.
Sr. Presidente, quero dizer a cada passo-fundense que se orgulhe dessa vocação de ter nascido numa terra tão fértil e que seguramente apresenta hoje e para o seu futuro perspectivas de oportunidades de trabalho e de emprego.
Quero saudar o meu partido que, em Passo Fundo, tem um amplo leque de companheiros que nos representam e que têm ajudado a cidade a se desenvolver, freqüentando espaços importantes da administração pública local, como o Bragagnolo, o Cittolin, o José Eurides, o Alexandre Rodrigues e tantos outros companheiros. Mas, meu abraço fraterno é para cada passo-fundense, para cadahomem e mulher de todas as idades que fez Passo Fundo hoje poder chegar aos seus 150 anos.
É o registro que faço, emocionado, da Casa do povo brasileiro em homenagem a Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.