Homenagem aos 52 anos da Legião da Boa Vontade (LBV) no RS
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Pronunciamentos
- Tags:
[17/05/2007]
O SR. BETO ALBUQUERQUE (Bloco/PSB-RS. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho à tribuna para homenagear a Legião da Boa Vontade (LBV) que no dia 23 de maio vai completar 52 anos de fundação em Porto Alegre. Também nessa mesma data comemoramos 47 anos de fundação da LBV de Glorinha, que possui um dos melhores abrigos para cuidar de crianças. No dia 22 de maio, a LBV Pelotas comemora 52 anos fundação.
A Legião da Boa Vontade é uma instituição sem fins econômicos, destacada internacionalmente pelo seu trabalho filantrópico, de educação e de promoção humana e social, desenvolvido de forma irrestritamente ecumênica. Fundada em 1º de janeiro de 1950, por Alziro Zarur, tem como Diretor-Presidente o jornalista, radialista, escritor e compositor José de Paiva Netto.
A LBV foi a primeira organização do Terceiro Setor do Brasil a associar-se ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI), a partir de 1994. Em 1999, tornou-se também a primeira associação civil brasileira a conquistar na ONU o status consultivo-geral no Conselho Econômico e Social (ECOSOC). E, em 2000, passou a integrar a Conferência das ONGs com Relações Consultivas para as Nações Unidas (Congo), em Viena, na Áustria.
Sua missão é "Promover educação e cultura com espiritualidade, para que haja alimentação, saúde e trabalho para todos, na formação do cidadão ecumênico", colaborando, dessa forma, para a difusão dos artigos contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, fazendo valer os direitos de cada indivíduo, bem como o conscientizando de seus deveres para com a sociedade.
Com suas bases firmadas no espírito de cooperação e no sentimento espontâneo de amor ao próximo, a Legião da Boa Vontade investe no protagonismo social, na melhoria da qualidade de vida e na capacitação dos indivíduos e das populações em situação de vulnerabilidade social.
Suas ações, pautadas pela solidariedade, voltam-se à assistência social, tendo como olhar especial a centralidade da família para a concepção de programas e projetos que garantam a participação efetiva dela na sociedade. Nesse sentido, a LBV atua em parceria com governos, empresas socialmente responsáveis, organismos internacionais e a sociedade civil; propicia oportunidades para que cidadãos de boa vontade possam contribuir para o progresso do País; e ainda promove, por meio da Rede Sociedade Solidária, intercâmbio de experiências e iniciativas conjugadas entre as diversas organizações integrantes dessa rede, objetivando o bem-estar coletivo.
Todo o trabalho realizado pela LBV – em suas escolas de educação básica; em ações de proteção social especial de alta complexidade (lares para crianças e adolescentes e para idosos); em serviços de proteção básica (centros comunitários e educacionais); e em campanhas socioeducativas – vai ao encontro da implementação dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), estabelecidos pela ONU em uma declaração, assinada por mais de 190 países membros da entidade, a qual prevê um conjunto de iniciativas a serem efetivadas até 2015 para garantir a sustentabilidade do planeta.
Nesse contexto, destaca-se a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, proposta aplicada em todos os atendimentos da Instituição, que visa a promover o ser em sua totalidade, isto é, em seu aspecto espírito-biopsicossocial, de modo que as relações humanas possam ser aprimoradas com base nos valores éticos, morais, sociais e espirituais, tendo como fundamentos o amor, o afeto e o respeito mútuo – princípios essenciais para uma consciência voltada à educação para a paz.
Em 2006, a Legião da Boa Vontade prestou 5.717.554 atendimentos às populações no Brasil. Mais do que oferecer o alimento material necessário para a sobrevivência dessas pessoas, a LBV trabalha para a construção de uma estrutura social justa, sólida e auto-sustentável, firmada na economia da solidariedade humana.
O Lar e Parque Alziro Zarur da LBV, é uma das mais expressivas imagens da capacidade de realização e da solidariedade do povo gaúcho, sendo a prova de que é possível transformar o Brasil, ao resgatar nossos jovens das situações adversas que o destino lhes impôs e reintegrá-los à sociedade como verdadeiros cidadãos, valentes, determinados e orgulhosos do lugar onde vivem.
Conhecido como Templo da Natureza e da Criança, o Lar e Parque foi fundado em 23 de maio de 1960 e é mantido pela Legião da Boa Vontade (LBV) com a ajuda de seus colaboradores. Atua de acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) – instituída pelo Governo Federal em novembro de 2004 -, prestando serviço de proteção especial de alta complexidade, ao garantir amparo integral a 64 meninos e adolescentes de 6 anos a 17 anos e 11 meses de idade.
Para os atendidos, o local tem sido muito mais que um abrigo: um verdadeiro lar. Situado no Município de Glorinha, a 50 quilômetros de Porto Alegre/RS, ocupa uma área de mais de um milhão de metros quadrados. A natureza predomina em todo o espaço, decorado com flores e centenas de árvores, várias delas frutíferas. Suas alamedas arborizadas já viram, ao longo desses 46 anos, passar muitas vidas, às quais foram restituídas a alegria, a esperança, a felicidade e a certeza de um futuro digno e promissor.
No Lar e Parque, os guris recebem: cuidados básicos, como moradia, alimentação e higienização; apoio social, pedagógico, psicológico e espiritual; acompanhamento médico; capacitação para o primeiro emprego; educação, cultura e entretenimento. Em sua rotina diária, eles ainda assistem às aulas de Moral Ecumênica e de Cidadania, além de participar de atividades desportivas e lúdicas e de oficinas de culinária, cidadania e artesanato. Essas últimas visam a desenvolver as habilidades dos garotos, preparando-os, gradativamente, para o mercado de trabalho.
O objetivo de todas as ações fomentadas é o de proporcionar um ambiente familiar, permeado pelos princípios éticos, morais, ecumênicos e espirituais da Instituição, ou seja, a vivência da Pedagogia do Cidadão Ecumênico – inovadora metodologia de ensino criada pelo Diretor-Presidente da LBV, José de Paiva Netto, a qual propõe a formação do ser humano enquanto espírito-biopsicossocial (espírito, corpo, cérebro e coração).
Para maior integração dos meninos na comunidade, a LBV promove passeios, torneios esportivos, visitas a cinemas, feiras, jantares em restaurantes, festas comemorativas de aniversário e de datas especiais, entre outras atividades.
Nas cidades de Porto Alegre e Pelotas, a LBV mantém Centros Comunitários e Educacionais, que, desde 1955, prestam serviços de proteção básica para indivíduos e famílias em situação de risco pessoal e social.
Nessas localidades, desenvolvem-se ações que visam a combater a fome e reduzir os índices de analfabetismo, de evasão escolar e de mortalidade materno-infantil, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida e para elevar a auto-estima de crianças, jovens, adultos e idosos, a fim de que exerçam seus direitos e deveres como cidadãos dignos e conscientes.
Destacam-se, entre as iniciativas, os programas: Ronda da Caridade, LBV: Criança – Futuro no Presente!; Ser Mulher; Plantão Social; Capacitação e Educação Profissional. Os principais projetos inseridos nesses programas são os Grupos de Mulheres (Orientação e Apoio Sociofamiliar – OASF), Psicopedagógicos, Grupo de Convivência da Terceira Idade.
Portanto, Sr. Presidente, é esta homenagem que faço à LBV.
Muito obrigado.
Deputado Federal Beto Albuquerque