Pronunciamento aprovação do projeto sobre a transparência de gastos públicos

May 05 2009
(0) Comments

[05/05/2009]

Elogio ao Presidente Michel Temer pela votação de proposições apresentadas pelos Parlamentares. Congratulações ao Senador João Capiberibe e à Deputada Janete Capiberibe pela aprovação do projeto sobre a transparência de gastos públicos.

O SR. BETO ALBUQUERQUE (Bloco/PSB-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, primeiro, gostaria de saudar V.Exa., que hoje deixou claro o acerto na condução desta Casa: permitir debatermos em sessões extraordinárias assuntos não apenas de exclusivo interesse de um dos Poderes, mas, acima de tudo, de alto interesse da sociedade brasileira.

Esta noite foi coroada de êxito pelo mérito das matérias que aqui aprovamos e também pela decisão e pela orientação que V.Exa., em sua gestão, trouxe a esta Casa.

Quero saudar o Senador Capiberibe e a Deputada Janete Capiberibe, que não está presente por estar adoentada, pela iniciativa de, nestes anos todos, perseguir a transparência como meio de controle das coisas públicas.

Ao aprovarmos esse projeto, do qual tive a honra de ser o Relator nas Comissões desta Casa, estamos dando a todas as instâncias do serviço público, em todas as suas esferas, União, Estados e Municípios, o comando legal da transparência dos seus atos e do uso do dinheiro público.

Seria bom que um dia, Sr. Presidente, pudéssemos chegar ao limite da transparência verdadeira, quando todos aqueles que conveniam, que recebem recursos públicos de qualquer esfera do Poder Público devessem divulgar o quanto receberam e as razões pelas quais o fizeram.

Quando chegarmos a esse limiar, estaremos vivendo por completo, e não apenas em parte, a transparência necessária, para o povo brasileiro saber como se gasta, onde se gasta e quando se gasta o dinheiro público.

Cumprimentos a V.Exa. e à Câmara dos Deputados pela visão ampla e comprometida com a sociedade brasileira em dar transparência aos gastos públicos em todas as esferas do nosso País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

} else {