Pronunciamento em homenagem ao aniversário do município de Rosário do Sul

Apr 18 2007
(0) Comments

[18/04/2007]

Pronunciamento em homenagem ao aniversário do município de Rosário do Sul 131 anos de emancipação política e administrativa

O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) pronuncia o seguinte discurso.

Senhor Presidente, senhoras e senhores deputados. Venho à tribuna para homenagear o município de Rosário do Sul pelos 131 anos de emancipação política e administrativa que iremos comemorar no dia 19 de abril, quinta-feira. Quero parabenizar o Dr. Ney da Silva Padilha, prefeito municipal de Rosário do Sul e o Economista Bandeira Brasil Brilhante Braga, secretário Municipal de Coordenação e Planejamento, que encontram-se nos visitando aqui na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O prefeito Ney nos traz uma justa reivindicação do município: a instalação de um Campus da UNIPAMPA em Rosário do Sul. Para atender esta reivindicação, senhor presidente, estou apresentando na Comissão de Finanças e Tributação, uma emenda ao projeto de lei 7204/2006. Rosário do Sul é único município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, não incluído na relação dos municípios contemplados com um campus da UNIPAMPA, na forma do projeto de lei nº 7204. Rosário do Sul, juntamente com Alegrete e São Gabriel, é geograficamente central em relação a todos os Campus Universitários da UNIPAMPA previstos originalmente. Além disso, com a conclusão da BR/158, Rosário do Sul, ficará a somente 120 km da UFSM de Santa Maria. Portanto, aqui na Câmara podemos corrigir esta injustiça.

O Município, senhor presidente, está recebendo grandes investimentos como a Brasil Ecodiesel que produzirá 120.000.000 de litros de biodiesel, a Fruticultura que já possui 1.000 hectares de área plantada, a Stora Enzo que plantará 100.000 hectares de florestamento, e a construção de barragens (duas já incluídas no PAC) que regularão a bacia do rio Santa Maria, propiciando a ampliação do abastecimento de água a população, um aumento nas áreas de plantio das culturas de verão, em aproximadamente 50.000ha e revigorando o turismo aquático, posição esta privilegiada e que vem para mudar o cenário de Rosário do Sul e da região.

Rosário é uma cidade praticamente agrícola, mas que tem uma das melhores praias do estado: a praia das Areias Brancas, onde deságua o rio Santa Maria, cruzado pela ponte Marechal José de Abreu a terceira maior do país, 1.772 m. Muitos turistas argentinos e uruguaios visitam esta cidade no verão, onde há uma grande infra-estrutura para acomodar os visitantes.

Rosário do Sul, localiza-se no quadrante sudoeste, distante 386 Km da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, à margem do BR 290 e entroncamento com a BR 158, tendo limites a Oeste de 12 km com o município de Quarai, a Norte 91 Km com o município de Alegrete, a leste 133 Km com o município de São Gabriel e ao Sul os municípios de Dom Pedrito 46 Km e Santana do Livramento 167 Km.

Os poucos habitantes do Continente do Rio Grande de São Pedro estavam espalhados pela área, e onde atualmente se localiza o município de Rosário do Sul pertencia à povoação de Nossa Senhora do Rio Pardo (1809). Em 1814, houve a concessão de uma Sesmaria do Passo do Rosário, feita em favor de um morador da localidade (José Machado de Souza), onde aparece pela primeira vez a denominação "Rosário". Em 1939, a cidade já era conhecida como Cidade de Rosário. Na década de 40, houve um movimento para que o nome da cidade fosse trocado a fim de evitar confusões com Rosário (cidade argentina). Parte da população era a favor da mudança do nome para "Minuano", enquanto outros preferiam o nome tradicional, que acabou sendo mantido, com o acréscimo de "do Sul", devido à localização geográfica da cidade.

Portanto, é esta homenagem que presto a toda a Comunidade de Rosário do Sul, ao prefeito Ney e aos Vereadores que comemoram, do dia de hoje, 18 de abril, até o dia 25 de abril os 130 anos de instalação da Câmara Municipal de Vereadores. Obrigado.

Deputado Federal Beto Albuquerque (PSB-RS)