Pronunciamento sobre a sançãoda Lei Pietro

Apr 23 2009
(0) Comments

[23/04/2009]

Sanção, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da chamada Lei Pietro, de estímulo à doação de medula óssea.

 O SR. BETO ALBUQUERQUE (Bloco/PSB-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Caro Presidente, distintos colegas, gostaria de registrar com alegria que ontem o Presidente Lula, para o meu conforto, sancionou a lei que leva o nome do meu filho Pietro, que faleceu em fevereiro acometido de leucemia.

Graças ao trabalho desta Casa, das Sras. e dos Srs. Deputados, das Sras. e dos Srs. Senadores, o projeto foi votado e transformou-se em lei. Com essa lei teremos uma ferramenta para mobilizar aquilo que de mais abundante o povo brasileiro tem, que é a sua bondade, a sua solidariedade.

Precisamos, porém, mostrar ao povo brasileiro o que significa cadastrar-se para ser doador de medula. Se esclarecermos isso, Dr. Ubiali, V.Exa. que é médico e conhece a situação, vamos arregimentar milhares, senão milhões de brasileiros. Já estamos perto de chegar a 1 milhão de doadores cadastrados em nível nacional.

Então essa lei estimulará a nossa solidariedade. A maior parte dos casos de leucemia, de aplasia no Brasil, infelizmente, só é vencida através do transplante de medula, procedimento para o qual não basta ter o melhor médico, o melhor hospital, o melhor corpo técnico; é preciso ter o doador, para que, com a nova medula o paciente consiga vencer a doença e voltar a viver.

Perdi meu filho, mas essa perda virou lei e, quem sabe, lei com o nome dele. E ela há de nos ajudar a salvar muitas vidas e, acima de tudo, impedir que outros pais tenham que passar pelo drama de enterrar um filho.

Agradeço ao Congresso Nacional, ao Presidente Lula. Espero que essa lei mobilize o Brasil e que possamos caminhar para milhões de brasileiros cadastrados como doadores de medula.

Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Dr. Paulo César) – Muito bem, nobre Deputado Beto Albuquerque. Esta Casa está solidária com V.Exa.

Parabenizamos o País pela aprovação da Lei Pietro. Que os doadores apareçam, cada vez em maior número, para que os transplantes de medula possam salvar mais vidas.

E a bancada de médicos desta Casa, que é a segunda — a primeira é de advogados — , com certeza dará total apoio a esse tema e a outros relativos à saúde.

O SR. BETO ALBUQUERQUE – Obrigado, Sr. Presidente.